A SMETA é um sistema de análise e promulgação de relatórios de auditoria, por seus membros, para a realização de intercâmbio e consulta, de dados globais, sobre boas práticas de trabalho em cadeias produtivas e distribuidoras.
Assim, esta norma, destina-se também, análise de eventuais impactos no meio ambiente, realçando a importância, da prevalência de acordos, de cariz comerciais éticos.
O objetivo é que organizações de produção e fornecimento, encontrem-se sensíveis no compromisso das boas práticas de ética no trabalho, através da metodologia SMETA. Por outro lado a metodologia de auditoria SMETA através desta medidas, pretende abolir a exploração infantil, valorizar o trabalho saudáveis, salários e períodos laborais justos.
Esta norma também trata dos eventuais impactos no meio ambiente, bem como sobre a garantia de acordos comerciais éticos.
Assim sendo, as auditorias SMETA devem estar correlacionadas, com as normas de HST, ambiente na Organização e direito laboral, articuladas pelas Organizações Internacionais do Trabalho
Resultados:
As organizações, que aderem a certificação SMETA, acabam por aferido, o conhecimento dos detalhes, que permeiam, o processo de trabalho ético, justo e de produção.
Tudo isto, vai o que auxilia na prevenção e gestão de riscos, contribuindo com a sociedade sobre uma visão comunitária, aumentando, desse modo, a eficiência e bem estar no trabalho, e trazendo maior sustentabilidade ao negócio. Da mesma forma que realça os valores e boas práticas da empresa, provocando o sentimento de compromisso e idoneidade, junto dos seus clientes e parceiros.