A norma NP 4469 tem como objetivo apoiar as organizações que pretendem implementar um Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, desenvolvendo um modelo estrutural de avaliação e desempenho interno, sobre os desafios emergentes, do desenvolvimento Sustentável junto das empresas, e é aplicável a organizações de todos os tipos e dimensões, podendo adaptar-se a diversas condições geográficas, culturais e sociais, e tendo como princípios, base das normas internacionais de Responsabilidade Social, ou seja, pretende incentivar e orientar as organizações para uma atuação socialmente responsável.
Esta norma certificável foi criada em conformidade com a norma ISO 26000 e nasce da necessidade de cada país ou região criar respostas adaptadas à sua realidade interna.
Benefícios:
- Poupança de recursos financeiros nas PMEs e micro-empresas, porque a norma incorpora os requisitos de ambiente e segurança
- Melhor gestão e redução dos de conflitos, entre trabalhadores, sindicatos, e OnGs
- Reforço das relações entre clientes e fornecedores, pelas sua atuações socialmente responsáveis, evitando processos judiciais e promovendo a cooperação
- Aumento dos níveis de confiança, no consumidor final
- Maior facilidade na internacionalização de novos mercados, devido a crescente quantidade de consumidores, preocupados, com a aquisição de produtos social e ambientalmente responsáveis, como a má conduta na exploração, de trabalho infantil
- Aumento da produtividade, associada, ao melhoramento das condições de trabalho e bom Ambiente
- Aumento da retenção, de mão de obra especializada, e em consequência, uma redução nos custos de inserção, como aumento da produtividade
- Gestão ambientalmente mais responsável, reduzindo a utilização e os custos dos recursos naturais
- Melhor desempenho, pelo incremento de políticas de comunicação, formação, redução do stress e absentismo no trabalho, através de estratégias de harmonização, da vida familiar e profissional
- Aumento dos níveis de confiança, reputação, como imagem da Organização
Resultados – As organizações, que aderem a certificação BSCI, acabam por beneficiar, de uma estrutura interna, composta, por equipas, bem organizadas, especializadas, motivadas e bem preparadas, para novos desafios, de internacionalização para novos mercados, reforço da carteira de clientes e fornecedores, como resposta às exigências, cada vez maior, do cliente final. As empresas, elevam também, o posicionamento da sua imagem corporativa, em mercados internos e externos, como organizações responsáveis, idónea e respeitadora das normas internacionais, ganhando cada vez mais, a confiança e preferência, do cliente final. Ficam submetidas também, a uma poupança imediata, na redução, do esforço aderente ao departamento RH, formação na retenção de mão de obra especializada e Legal, criando dinâmicas, de redução de conflitos.