A ISO 9001 é a norma de Sistemas de Gestão mais utilizada em todo o mundo, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ).
Entretanto, com a implementação de um SGQ, as organizações, para além da possibilidade da certificação, têm a oportunidade de adoptar os princípios desenvolvidos pelos especialistas e organizações internacionais para a Qualidade.
Ainda assim, são 7 princípios que refletem décadas de evolução no desenvolvimento de sistemas de gestão pela qualidade, que quando postos em prática se traduzem em Vantagens Competitivas para as Organizações:
- Foco no cliente
- Liderança
- Comprometimento das pessoas
- Abordagem por processos
- Melhoria
- Tomada de decisão baseada em evidências
- Gestão das relações
Por conseguinte, resulta num ganho de produtividade, diferenciação da concorrência, aumento da credibilidade, notoriedade e visibilidade pela obtenção da certificação e alcance de novos mercados.
Bem como, as empresas ao certificarem na ISO 9001, acabam por garantir a qualidade dos seus produtos/serviços, em simultaneidade com uma melhor gestão dos recursos.