A certificação SA8000 é um conjunto de normas, de responsabilidade social, associada, às boas condições de trabalho, implementadas e supervisionadas, pela organização Social Accountability International (SAI). Esta norma é baseada nos princípios internacionais dos direitos humanos e nas convenções da Organização Internacional do Trabalho, os quais incentivam a as organizações, a implementar mudanças sistemáticas e sustentáveis nas operações comerciais.
A norma SA8000 tem como objetivo, a sensibilização e intervenção a título mundial, na melhoraria das condições de trabalho nas organizações, respeito ético das operações, e melhorar as condições dos colaboradores nas empresas.
A norma abrange os seguintes aspectos:
- Implementação de Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança no trabalho
- Redução do trabalho infantil e trabalho escravo
- Igualdade de género e discriminação
- Incentivo às Associações coletiva, de direitos e condições no trabalho
- Ilegalidades, no período de exercício laboral
- Sistemas de Gestão atualizados
- Sensibilização das organizações, na implementação, de sistemas de remuneração justos
Resultados – A certificação SA 8000, melhora os processos de gestão e desempenho nas organizações, reduz os risco de acidentes por negligência, reduzindo também, a exposição pública e possíveis ações judiciais. Melhoramento da imagem corporativa das empresas, junto dos seus fornecedores e clientes, comprovando o seu empenho e compromisso com a responsabilidade social e o tratamento ético dispensado aos seus colaboradores, benfeitorizando também, o processo de lealdade e desempenho dos colaboradores, como redução dos níveis de stress laboral.