O Global Organic Textile Standard (GOTS) é uma norma direcionada para materiais orgânicos reconhecida internacionalmente. Entretanto, desde a sua introdução em 2006, demonstrou a sua viabilidade na prática, resultante do aumento do consumo de fibras orgânicas e pela procura por critérios de processamento uniformizados da indústria e dos setores de retalho.
Assim, o GOTS garante o status orgânico da colheita das matérias-primas, por meio de uma produção ambiental e responsável até a rotulação final.
Desta forma, a norma abrange:
O processamento, o fabrico, o embalamento, a rotulação, o comércio e a distribuição de todos os materiais, com pelo menos 70% de fibras naturais orgânicas certificadas. Em suma, os produtos finais de fibra podem incluir, mas não estão limitados a, fios, tecidos, roupas e têxteis para o lar.
Assim sendo, as entidades que adotam a norma GOTS, demonstram uma preocupação em assumir ações de responsabilidade ambiental e social, nas suas estruturas. Em simultaneidade, oferecem garantias confiáveis ao consumidor final e reforçam a credibilidade e competitividade da marca, junto dos mercados.